“Não existe sucesso sem sucessor, caso contrário é um fracasso.”


NOTÍCIAS DA ITALIA
SEUS MISSIONARIOS - FABIANO E ANNE NICODEMO
JMM DA CBB

Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros. 2 Timóteo 2:1-2


Saluti nell’amore di Gesù. (saudações no amor de Jesus)

Paulo, pregou o evangelho, plantou igrejas e formou discípulos. No texto acima, ele instrui Timóteo a praticar duas ações fundamentais para a realização de um ministério eficaz: primeiro, fortificar-se no poder da graça de Jesus Cristo, sem capacitação divina para viver a vida cristã, não é possível servir em nenhum ofício pastoral ou missionário; em segundo lugar, Timóteo é desafiado à confiar o ensinamento que havia recebido do Apóstolo Paulo à outras pessoas. Quando penso na responsabilidade que tenho como seu missionário de “transmitir a homens fiéis e idôneos” o tesouro precioso do Evangelho de Jesus Cristo para que a sua vez eles mesmos possam instruir outros, eu tremo diante do Senhor e da Sua Igreja. Nestes anos todos, servindo na Itália, o meu maior desafio tem sido formar, instruir, delegar e enviar os nacionais para me substituir. No Brasil, geralmente na maioria dos casos, quando o missionário plantador de igreja após ter estabelecido uma nova agência do Reino de Deus, pode ser substituído por um outro pastor. Este é um processo natural. Pois bem aqui na Itália, não funciona assim. Na verdade, creio que estamos bem mais próximos da realidade do Novo Testamento, ou seja, do que vemos na vida de Paulo que pregava o evangelho onde ainda não havia sido pregado, e em seguida, formava uma liderança local autóctone para assumir a liderança da igreja local no lugar do apostolo como pastores. Não sei quantos de vocês já ouviram a frase: “Não existe sucesso sem sucessor, caso contrário é um fracasso.” Quem me ensinou este princípio verdadeiro à vários anos atrás foi meu mentor e pai na fé, o missionário e plantador de Igrejas Kenneth Bruce Flurry, ao qual tenho grande estima, amor e consideração por tudo o que me ensinou quer seja em palavras e através do seu exemplo. Além disso, preciso também aqui registrar uma regra da JMM que afirma que “um missionário da JMM não é substituído por um outro missionário da JMM”. O que esta por detrás disso? Exatamente o que Paulo fez com Timóteo, Paulo formou além dele tantos outros “Timóteos” que pudessem dar prosseguimento ao ministério.

Um exemplo claro do que estou dizendo são as corridas de revezamento, onde 4 atletas correm uma parte do percurso passando adiante o bastão para o corredor seguinte. Agora, se coloque no meu lugar por um instante. Imagine que além de pregar o evangelho, plantar igrejas, você também
tem a tarefa de formar italianos que possa te “substituir”. Pois bem, com a Graça de Deus, tanta oração, paciência, perseverança, fé no Senhor, Deus está realizando este sonho e necessidade para a igreja em Cesena. Na nossa corrida de revezamento italiana, Deus me deu não um, mas dois “Timóteos”, são eles Giuseppe e Aimone. Ambos italianos, Giuseppe vem de Napoli, do nosso primeiro ministério na Itália, eu o conheço desde quando tinha 8 anos de idade. À vários anos se mudou com a família de Napoli para Cesena por motivo de trabalho. Tive a bênção de realizar seu casamento com Daniela e em breve terão a bênção da chegada do primeiro filho. Ele tem servido como diácono, pregador, conselheiro e companheiro já por alguns anos. Aimone, é nascido em Cesena, filosofo formado pela universidade de Bolonha, muito inteligente e preparado. Tive a alegria de conduzi-lo ao Senhor Jesus anos atrás, de batizá-lo, abençoar o casamento com Laura e apresentar ao Senhor a bela filha Maria Antônia. Aimone, iniciou a pregar há alguns meses, além de servir no ministério com Jovens e grupos nas casas com Giuseppe. Ambos dão ótimo testemunho e possuem o reconhecimento da Igreja local de Cesena e Rimini.

Talvez esteja se perguntando como serão formados teologicamente? Qual o plano de transição? O que você tem no coração Fabiano? Do ponto de vista teológico, o curso de teologia FT - Frontline Theology em parceria com os Doutores Phil Eyester e David Schlup da missão Eagle Projects International que nos conhecemos à mais de 30 anos tem sido ouro aqui na Itália na formação de novos pastores em nossa igreja. Quanto a transição, peço suas orações. O plano que Deus tem colocado em meu coração é gradual. Ou seja: no último domingo de novembro, (após um mês de oração com a igreja local) serão apresentados: Giuseppe como “pastor local em teste” e Aimone como “diácono em teste”. Após um período de pelo menos um ano Giuseppe será examinado em concilio e se aprovado será consagrado ao ministério pastoral em Cesena; Aimone, após o primeiro ano como pastor em teste, será apresentado como pastor em teste e por sua vez após um ano de experiência, também passará por um concilio e se aprovado, assumirá o pastorado ao lado de Giuseppe da igreja de Cesena. Como diz Paulo, é necessário primeiro não ter pressa, e depois provar antes da consagração. É bem diferente do que estamos acostumados não Brasil em muitas de nossas igrejas. Ou seja, a liderança local, é formada da “colheita espiritual”. Quando a pessoa se mostra “FDE”: fiel, disponível e ensinável se torna digno diante da igreja que a mesma lhe dê confiança e reconhecimento. Outra coisa muito, muito importante na Itália. Diferente do que muitos imaginam são poucas, realmente poucas as igrejas italianas evangélicas que tem a possibilidade de sustentar economicamente. Desta forma, seja Giuseppe e Aimone serão pastores que atuam em colegiado, mas que do ponto de vista financeiro trabalham secularmente. Desta forma, eu darei gradualmente mais espaço e responsabilidade a eles, enquanto vou me dedicar mais em Rimini. Não preciso nem dizer o quanto tudo isto é importante e quão fundamentais sãos suas orações por mim, pela família e por Giuseppe e Aimone com suas respectivas famílias, bem como a família espiritual que é a Igreja Batista em Cesena. Ore para que continuem a cada dia mais trabalhem juntos e sincronizados para o crescimento e edificação da Igreja local. Ore também, para eu possa sempre seguir o ensinamento de Efésios 4:11-16 e 2 Timoteo 2:1-2 na formação de novos líderes. A Deus toda a glória!

Você quer participar do projeto de formação de dois novos pastores para a Igreja Batista em Cesena até 2022 ?

Por favor orem:
·      Pelo curso de Teologia em Cesena e Rimini.
·      Pelos futuros líderes e pastores que estamos formando na Igreja local.
·      Pela igreja de Cesena e Rimini. Pela bênção que é servir e por pessoas maravilhosas que Deus tem colocado ao nosso lado para trabalhar para Jesus.
·      Por nossa família.

Arrivederci e Dio vi benedica! Em Cristo, Família Nicodemo. OREM POR NÓS

www.jmmitalia.org

Commenti