Preparado para preparar



Preparado para preparar.


“com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” Efésios 4:12-13

Um dos ministérios mais importantes na vida de um missionário é o do ensino. Isto é feito de diversas formas, por exemplo através do discipulado no dia a dia, por meio da formação bíblica, do treinamento pratico com vistas ao serviço ministerial e através da teologia. Tudo isto e mais, faz parte da vida de um missionário que visa ter um ministério fiel às Escrituras e frutífero para o Reino de Deus.

Quando isto acontece o caráter do crente, fruto da obra missionaria cresce, se desenvolve e amadurece. Pode imaginar o impacto deste principio no campo missionário? É tremendo! O missionário, responde ao chamado do Senhor, é enviado pelas igrejas Batistas do Brasil por meio da JMM. Depois no campo, se adapta, aprende uma nova língua, evangeliza por meio de relacionamentos, em seguida o missionário trabalha na formação  dos crentes, membros de igreja que se desenvolvem e se tornam a liderança nacional que aos poucos pode assumir as responsabilidades e o missionário se torna um mentor para estas pessoas, enquanto de uma outra parte, cidade pode reiniciar o processo de plantação de uma nova igreja.

Descrever assim parece fácil. Mas é um processo complexo, longo e muitas vezes complicado. Mas com amor, humildade, perseverança, fé e dependência da graça do Pai Celestial a obra é realizada.

Algo que não pode ficar em segundo plano dentre outros vários fatores, um dos mais importantes para um missionário é a sua qualificação pessoal. Isto esta ligado diretamente à função de ser um “professor, treinador, evangelista, discipulador, pastor e mentor”. Ufa, quantas coisas! Em tempos como o que estamos vivendo, onde tudo é relativo e a Palavra é diluída, é necessário que o missionário seja apegado à Palavra, que ele seja pratico (Tit 1:9), e seja devoto estudante das Escrituras (1 Tim. 4:13-16). Sem se esquecer de aplicar o ensino na própria vida, desenvolvendo um testemunho eficaz, digno de ser chamado discípulo de Cristo. (2 Tim 2:2; 1 Tim 3:2).

Por este motivo, peço ao querido irmão, irmã e igreja que dobre seus joelhos e ore tanto por mim e minha família. Estamos trabalhando incessantemente para que homens e mulheres se tornem maduros na fé para que aos poucos possam assumir a responsabilidade no ministério.
Durante a semana estou pregando em Cesena, aos domingos, nossa família esta na missão em Rimini. Enquanto isto, os discípulos dentre eles destaco Emanuel e Giuseppe, juntamente com a equipe do louvor, Enzo, Cornélia, Luciano e Mena ministram o culto ao Senhor e a pregação em Cesena. Sem se esquecer da Escola Bíblica Dominical com os adolescentes Emanuel e Cornélia e com os pequenos temos Nicky, Daniela, Mara e Alessandra.

Orém também pelo casal de voluntários do Brasil, Pastor André e Tania Forcetto, membros da PIB de Santo André, do querido Pastor Marcos Grava que estarão conosco nos próximos dias para ensinar em varias áreas, desde o discipulado, planejamento, liderança, historia da igreja, ministério com mulheres, louvor, etc.

Apresentem também ao Senhor o ministério do Curso de Inglês em Cesena. Aqui temos a irmã, Delia, Nicky e Debora. Em Rimini temos a irmã Miriam, voluntaria.

Queridos, também orem muito por nossa família, pois servimos juntos ao Senhor. Não é sempre fácil em função dos estudos dos filhos, os quais tem aulas de segunda à sábado e no domingo sempre cheio. Agradeço ao Senhor por minha esposa Anne que esta sempre comigo me apoiando, encorajando, auxiliando, orando e me amando como uma querida esposa e missionária ao meu lado.

Um outro motivo de oração e agradecimento é pela vida do nosso filho Fernando que no dia 06 de Novembro completou 16 anos de idade!! Se tornou um gigante! Cresceu bastante! Minha oração também é que ele continue crescendo na fé, se tornando um exemplo para seus amigos e um grande instrumento ao Senhor Deus de Amor.

Receba nosso abraço, amor e carinho.

Família Nicodemo.

Pastor Fabiano, Anne, Fabiola, Fernando e Fabrizio.

Commenti

Anonimo ha detto…
Pastor Fabiano, que o Senhor de missões continue te fortalecendo e levantando novos ministros italianos para o ministério. Conheço o André e Tania, pois tb fui membro da PIB Santo André e parceiro do Grava em missões e sei que serão uma benção para vcs ai.
Unknown ha detto…
Ola Pastor Fabiano, tudo bem?
Me chamo Luis Alexandre e sou da igreja PIBA (Primeira igreja batista de Atibaia) quem me indicou foi o Pastor Joelsio. O motivo de estar entrando em contato é porque eu e minha esposa estamos para mudar para Italia. Já estamos há quase 2 anos orando a Deus e inclusive já conversei com o Pastor Joelsio sobre isso, com isso ele me passou o seu contato para que eu e minha esposa possamos ir para Italia e continuarmos na família de Cristo.
Gostaria muito de estar conversando com o senhor pelo skype se possível, ou continuar por e-mail mesmo.

Deus abençoe sua família e seu ministério.
Abraços