CARTA PAM JANEIRO 2017

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20

Caro fratello e sorella in Gesù! (Querido irmão e irmã em Jesus!)  Saudações do Itália!!
“Desemprego, envelhecimento da população, ataques terroristas, crise de refugiados. A Europa é hoje um campo com muitas necessidades. O continente que abriga o berço do protestantismo abriga agora muitas inquietações e está cada vez mais secularizado. As pessoas têm o suficiente com que viver, mas não têm nada por que viver; têm os meios, mas não têm sentido.” (Victor Fralklin).

    Quando leio a frase acima, vejo o quanto a Itália é diferente do restante da Europa, principalmente da parte norte do continente. Este país nunca teve uma verdadeira reforma e nunca foi o berço do cristianismo. O que existe aqui é uma instituição humana, tradição religiosa que não leva os italianos e os milhares de estrangeiros para ter um encontro pessoal com Cristo Jesus. Pelo contrario, aqui é a terra do movimento da ante reforma! (Pesquise sobre o que aconteceu no concílio de Trento 1545 – 1549). Por outro lado, e sem duvida nenhuma, a Itália é um campo missionário com muitas necessidades. Veja os dados abaixo e ORE ao SENHOR pela Itália e por seus missionários que aqui servem desde agosto de 1998. 

PERFIL DO CAMPO MISSIONARIO ITALIANO
POPULAÇÃO: Italiano 93,4%. Profundas diferenças culturais e históricas entre o norte e o sul e com uma grande variedade de culturas regionais e dialetos.  Os setores menos atingidos da população italiana:
A) Mais de 70% dos 8.101 “comuni” da Itália (comunidades que vão de uma pequena aldeia a uma grande cidade) estão sem uma congregação estabelecida pela Bíblia.
B) Muitas áreas da Itália carecem de uma forte presença evangélica autóctone especificamente: Abruzzo, Friuli, Ligúria, Emilia Romagna, Marche, Molise, Trentino, Umbria, Valle d'Aosta e Veneto). A imigração e o crescimento modesto da igreja estão lentamente a melhorar a situação.
C) A Sardenha, ilha mediterrânea com autonomia limitada, tem 1,67 milhões de habitantes e língua e cultura. Sardenha tem apenas cerca de 30 igrejas evangélicas e alguns trabalhadores cristãos. Tem havido evangelização por rádio por alguns anos. Mas a desconfiança, medo, vinganças, ocultismo e as atividades dos testemunhas de jeová fazem qualquer esforço evangelístico uma tarefa difícil.
D) Os 1.850.000 estudantes de 94 universidades continuam a ser um campo missionário carente e crucial. Existem cerca de 30 grupos com cerca de 300 alunos e pretende eventualmente ter 50. Só em Milão, há mais de 175.000 alunos mas pouco tem sido feito neste contexto. Além disso, há oportunidades crescentes para alcançar estudantes internacionais na Itália.
E) Os estimados 500.000 toxico dependentes tem taxas elevadas de infecção pelo HIV e de criminalidade. Cocaína são os problemas de crescimento mais rápido, afetando os jovens em particular. Poucos grupos evangélicos estão apenas começando a enfrentar o desafio.
MINORIAS NÃO ALCANÇADAS:
A) Antigos grupos minoritários estão agrupados em diferentes partes da Itália, mas a maioria tem ainda menos luz do evangelho do que a maioria italiana. Estes incluem albaneses, várias minorias no nordeste, e gregos e croatas no sul. A maioria deles se integrou em grande parte à vida e à cultura italiana.
B) Muçulmanos. O seu número cresceu rapidamente através da imigração legal e ilegal para cerca de 1,5 milhões, dos quais 70% são norte-africanos. A maioria da população muçulmana está concentrada em cidades do norte.
C) Ciganos. Muitos têm recentemente invadido em Itália, tornando-se o mais recente desafio da imigração para as autoridades italianas. Enquanto o seu tratamento por parte das autoridades é, por vezes, improdutivo e duro, assim como suas condições de vida, uma alta proporção estão envolvidos em atividades ilegais.
D) A imigração ilegal é um grande desafio em muitas frentes. A Itália funciona como uma porta de entrada para a União Europeia, e muitas pessoas enfrentam a perigosa travessia marítima em barcos superlotados para chegar lá, alguns morrendo ao longo do caminho. Este desespero alimenta e financia o crime organizado na Itália e no estrangeiro e absorve os recursos do governo. O aumento da xenofobia em algumas partes é outro efeito colateral.

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA: Estrangeiros residentes em Itália, em 01 de janeiro de 2016 são 5.026.153 e representam 8,3% da população residente.
RELIGIOSO: O catolicismo romano deixou de ser o a Religião do Estado em 1984. Todas as religiões têm Liberdade perante a lei, mas não na prática.
•    Ore para que esta nação venha ao Senhor Jesus!
•    Ore pelo curso da escola de teologia, para que possamos continuar o segundo ano em Cesena e começar o primeiro ano em Rimini.
• PAM ITALIA – FAMILIA NICODEMO. Para facilitar, eu criei uma ficha online para a adoção.
O link é este: http://bit.ly/22ulnMs
Arrivederci e Dio vi benedica! Em Cristo, Família Nicodemo. OREM POR  NÓS!
Missionários dos Batistas brasileiros – JMM. a 18 anos na Itália. (1998-2016)

Commenti